quarta-feira, 14 de maio de 2008

Teste Seu Raciocínio Lógico

Descubra se você é capaz de resolver esses desafios:

Desafio 1

Melhor que Fantástico...
Maricota é uma mocinha gordinha, habitante de São João das Almas, no triângulo Mineira. Seu único programa de fim de semana é dar voltas à praça da matriz e comer guloseimas. A praça é circular e possui uma lanchonete, uma doceria e uma sorveteria. De tanto fazer o mesmo caminho, Maricota sabe que da lanchonete à sorveteria, passando pela doceria, são 231 passos. Da doceria à lanchonete, passando à doceria, passando pela lanchonete, o caminho é o mais longo, forçando-a a dar 281 passos.
Qual é o perímetro da praça, em passos de Maricota?

Desafio 2

Quadrados Mágicos
O quadrado abaixo chama-se Quadrado-Mágico, pois a soma de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal é constante.




O quadrado seguinte é mágico. Seja S=a+b+c+d+e+f+g+h+i e seja K a soma de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal.







a) Obtenha K em função de S.

b) Calcule e em função de S.

(Questão proposta num vestibular da PUC-SP)

Desafio 3

O ilha
Numa classe de pedagogia com 100 alunos, há 1% de rapazes. Quantas moças devem sair para ficarmos com 2% de rapazes?

Desafio 4

Em busca da medalha
um atleta treina diariamente correndo 30km. Se corresse 2km a mais por hora, seu treino duraria meia hora a menos. Quanto tempo dura o treino?

Desafio 5

Aposta desigual
Lucas, Saulo e Tiago apostaram suas moedas numa competição, combinando que o que focasse em último lugar numa partida dobraria as quantidades de moedas dos outros dois. Após três partidas, cada um deles tinha exatamente 16 moedas. Se Tiago foi o último colocado na primeira partida, Lucas na segunda e Saulo na terceira, quantas moedas tinha cada um no início?

Desafio 6

Campanha do alimento
Durante uma campanha de venda de alimento mais barato, uma empresa, que vendia arroz em pacotes, passou a colocar 25% a mais de arroz em cada pacote, mantendo o mesmo preço cobrado anteriormente. Em quanto por cento foi reduzido o preço do arroz?

Desafio 7

Mais que uma aula...
Quanto tempo decorre entre duas superposições consecutivas dos ponteiros do relógio?

Desafio 8

Os passáros que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá...
Viajando (com velocidade constante) a caminho de Olímpia, no interior do Estado de São Paulo, exatamente meia hora após ter passado por um marco contendo algarismos, encontrei outro com os mesmos algarismos, porém em ordem contrária. E meia hora depois, já mais próximo de matar as saudades da terrinha, passei por um terceiro marco contendo os mesmo algarismos, agora separados por um zero. Com que velocidade eu estava viajando?

Respostas com o Professor Getulio (Informática)

Nenhum comentário: